Grupo TT4 de teatro apresenta “O Inspetor Geral” em Sete Barras

A Secretaria de Governo de Sete Barras, por meio do Departamento de Cultura, Turismo e Lazer, apresenta a peça “O Inspetor Geral”, do Grupo de teatro TT4. A apresentação acontece no próximo sábado (27), às 15 horas, na Praça da Matriz, em Sete Barras. A peça, uma livre adaptação do texto original, é um divertido musical itinerante, que destila críticas a políticos e administradores de maneira geral. A entrada é gratuita.

Dentro de clima leve e ligeiro, O Inspetor Geral, escrita em 1836 pelo ucraniano Nicolai Gógol, fala de política - mas não só. A comédia destila críticas a políticos e administradores de maneira geral, a subornadores e subornados, ao serviço de aparência e à hipocrisia das instituições e dos cargos públicos. Não faltam espirros ácidos ao comportamento frívolo das mulheres, à credulidade simplória e à hipocrisia insensível dos homens. E, se quisermos, a toda humanidade em geral - ou “a nós mesmos”. Entretanto, a peça o faz sem as generalizações banais destes termos, com cenas de muito bom humor e em ótimo ritmo.

O argumento é simples e bom: com a notícia da visita que se aproxima do inspetor geral, supervisor de alto escalão das repartições públicas, o pequeno vilarejo e seus principais funcionários entram em pânico. O governador, o juiz, o diretor dos hospitais, a chefe das escolas e outros representantes públicos confabulam a melhor forma de receber o visitante - e dissuadi-lo de qualquer inspeção. Surge aí o aproveitador Ivan Aleksándrovitch Khlestakov, malandro viajante equivocadamente tomado por todos como o inspetor geral em pessoa.
Acessos a esta notícia: 51

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: