Domingo, 22 de Setembro de 2019

Prefeito Dean Martins recebe membros da Rede Solidária Sete Barras

Na tarde de terça-feira, 20 de agosto, o prefeito Dean Martins recebeu em seu gabinete membros da Aliança 7B representando a COOPAFASB e COOPERAGUA, ambas cooperativas da Agricultura Familiar, que na oportunidade expuseram os resultados das ações realizadas através de projetos que vem sendo desenvolvidos no município. Na busca de apoio desses projetos, bem como na agricultura sustentável e no fortalecimento do agricultor, a comitiva reivindicou ao prefeito a possibilidade de um técnico para acompanhamento e suporte no campo, atendendo assim as expectativas das cooperativas que visam alavancar e fortalecer ainda mais a agricultura local. As Cooperativas anualmente contribuem com o PIB do município, trazendo recursos financeiros no valor de R$ 5 milhões com a comercialização dos produtos, distribuídos entre 250 famílias.

Dean Martins ressaltou a importância da Agricultura Familiar não só para Sete Barras, mas para todo o setor produtivo e consumidor do Brasil, como agricultor sabe das dificuldades encontradas pela categoria. Destacou os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável através dos diversos cursos e ações, visando o aperfeiçoamento profissional por meio do conhecimento voltado para a Agricultura Familiar. A construção do novo Galpão da UADAF ao lado das Cooperativas, um espaço físico estruturado, equipado com a finalidade de auxiliar a distribuição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar no município e região, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), atuando no apoio à comercialização da produção dos alimentos nos mercados locais e regionais, visando o desenvolvimento dos projetos de inclusão social produtiva e o fortalecimento de sistemas agroalimentares de base agroecológica e solidária.

A Prefeitura atende também a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar.

Em breve a prefeitura contará com mais um caminhão e uma mini escavadeira, ambos estão em tramitação no setor de licitação e serão adquiridos com o objetivo de apoiar os agricultores locais.

O prefeito reafirmou na presença de todos e do vereador Renan Fudalli, o compromisso com as Cooperativas em colaborar com o amplo e sólido desenvolvimento da Agricultura familiar em Sete Barras.
76 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: