Sete Barras promove X Conferência de Assistência Social

Consciente do papel das políticas de assistência social, a Prefeitura de Sete Barras promoveu a X Conferência de Assistência Social de Sete Barras “Garantia dos Direitos e Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS”, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. As discussões aconteceram no último dia 21, na sede da Associação Desportiva Cultural Nipo-Brasileira.

No evento aconteceu uma série de discussões que fazem parte de um documento onde estarão as demandas locais de assistência social para a esfera estadual que poderão posteriormente, se transformar em leis que mudarão a realidade social brasileira. Na ocasião também foram escolhidos os representantes de Sete Barras na Conferência Estadual. São eles: Hélia Ramos Rodrigues e sua suplente, Rosangela Aparecida Maciel, ambas representantes da comunidade.

As discussões aconteceram em quatro eixos principais: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sicuedade civil no SUAS; acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistencias e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A Conferência contou com a presença do prefeito de Sete Barras, Dean Martins, que fez questão de prestigiar o evento para reafirmar que a assistência social faz parte de suas prioridades e consequentemente faz parte do desenvolvimento da Cidade como um todo. Em seu discurso, o chefe do Executivo fez questão de pontuar a importância do SUAS em estabelecer políticas sociais eficazes quanto à garantia de direitos sociais a partir da participação e da construção na evolução de políticas sociais garantindo assim o equilíbrio e a equidade na sociedade.

Apresentando as discussões, A diretora técnica regional da DRADS, Ana Lourdes Fideles de Oliveira, fez questão de reafirmar que o SUAS é uma política garantidora de direito e a necessidade de trazer o usuário para o centro dos debates foi um dos pontos principais abordados, além dos 10 direitos socioasssistenciais. Em sua explanação também.

O evento contou também com a apresença do Grupo de Hip Hop do Grupo The 4Boyz com as crianças que fazem parte da Oficina de Dança do Núcleo de Projetos Sociais, além de homenagem a Sete Barras por Paulo Tomas.

Acessos a esta notícia: 77
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: