Sete Barras será uma das cidades do Vale do Ribeira que terá a Feira do Produtor Rural este ano, promovida pelo SENAR

Sete Barras será uma das cidades do Vale do Ribeira que terá a Feira do Produtor Rural este ano, promovida pelo SENAR, em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura de Sete Barras, uma das duas únicas da Região a serem contempladas pela iniciativa. Serão R$ 120 mil investidos na Feira entre os parceiros investidos.

Para que isto ocorra, uma série de encontros acontece até novembro para colocar em prática o evento. Neste mês aconteceu o primeiro, uma sensibilização com os participantes, na grande maioria, pequenos produtores da agricultora familiar da cidade do Vale do Ribeira.

O primeiro módulo, de uma série de sete, foi ministrado pela engenheira de alimentos, Cibele dos Santos Firmino, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENARI, que falou sobre como vai ser a dinâmica dos encontros e de que ações serão necessárias para que a Feira aconteça. “É uma preparação dos produtores para participar da Feira”.

No evento aconteceram as inscrições dos interessados pelo Sindicato Rural pelo qual a coordenadora, Joselma Silva, falou da importância dessa iniciativa e da importância da realização dos módulos para os agricultores.

Presente ao evento, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Sete Barras, Cláudio Garrafão, também enfatizou o trabalho que a Prefeitura vem efetuando junto aos parceiros, entre SENAR e secretarias municipais, para dar apoio aos pequenos produtores.

Os demais módulos a serem promovidos são: Boas práticas e manipulação de alimentos, produtos rurais para comercialização, construções do stand de bambu, comercialização, gestão de negócios, realização da Feira e por fim, a consolidação do Programa.

A partir da criação de um grupo gestor, a comissão irá decidir a hora e o local da Feira, que acontece em outubro, terá todo lucro revertido ao produtor participante e a intenção é que ela continue a acontecer em dias e locais fixos como uma nova forma de geração de renda para os pequenos agricultores, que corresponde a 80% dos moradores da zona rural do Município.

A Prefeitura, por meio de um projeto de lei, encaminhado para a Câmara, institui a Feira do Produtor Rural, que conta com 16 municípios contemplados este ano.
Acessos a esta notícia: 91
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: