Quinta, 18 de Abril de 2024

A CATI, IEA E SDS PROMOVEM ENCONTRO COM AGRICULTORES DE SETE BARRAS

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, a CATI e o IEA resultou nesta importante ação, o Encontro dos Agricultores em Sete Barras, que será realizado na Casa da Agricultura / SDS no dia 13 de junho das 9h às 16h, com o objetivo e tratativas relacionadas ao CAR – Cadastro Ambiental Rural e o Programa Rotas Rurais.

O Programa Rotas Rurais busca construir instrumentos capazes de solucionar essa lacuna presente no ambiente rural, ou seja, a falta de um endereço oficial mediante tecnologia avançada, tomando como apoio, informação e geolocalização reunidas em uma única plataforma de acesso remoto. Em parceria com o Google e a sua ferramenta PLUS CODE cada propriedade rural poderá ser localizada facilmente.

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

Os Técnicos estarão a disposição dos Agricultores para o fornecimento do PLUS CODE e também corrigir possíveis no CAR. Participe!
552 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: