Quinta, 18 de Abril de 2024

Agricultores recebem capacitação sobre o uso correto e seguro do agrotóxico

Resultado da parceria entre a Prefeitura de Sete Barras e o Sindicato Rural do Vale do Ribeira através do Senar, 15 agricultores receberam a capacitação sobre como utilizar os agrotóxicos de forma correta e segura. Foram três dias de aprendizado e capacitação.

Agrotóxicos fazem parte de um conjunto de tecnologias usadas nas atividades agropecuárias e que permitem um significativo aumento na produção e na produtividade. Sem tecnologias como essas, o preço dos alimentos seria mais elevado, pois a oferta seria bem menor. No entanto, se forem manuseados e aplicados de forma errada, os agrotóxicos podem prejudicar a saúde do próprio produtor rural e também dos consumidores.

O agricultor tem que estar com todos os equipamentos de proteção porque o agrotóxico pode ser absorvido, por exemplo, pela pele e pelo nariz.

É importante ressaltar que a utilização de agrotóxicos, de acordo com as recomendações técnicas, é uma prática segura para produtores, consumidores e para o meio ambiente. Assim, os riscos estão no mau uso desses produtos. A contaminação por agrotóxicos é um problema, sobretudo para os trabalhadores rurais, que trabalham diretamente com esses produtos.

A aplicação inadequada de agrotóxicos pode causar problemas neurológicos e tumores, por exemplo. Isso pode ocorrer quando o agricultor não utiliza os equipamentos de proteção ou manipula esses produtos de forma inadequada. No caso do consumidor, a ingestão de alimentos com resíduos de agrotóxicos pode, em longo prazo, causar problemas de saúde.

O curso auxiliou de forma teórica e prática os agricultores a utilizarem de forma correta os agrotóxicos, prevenindo dos problemas causados pelo mau uso, tanto ao produtor rural como ao consumidor final.

Informações e inscrições para os cursos do SENAR são obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, R. Presidente Arthur da Costa e Silva, 161 - Centro.
1382 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: