Terça, 15 de Outubro de 2019

Alunos da Rede Municipal de Ensino representam Sete Barras nas Olimpíadas de Educação

Quando questionam o quanto uma escola, um Professor ou uma equipe engajada podem fazer por um aluno, no mínimo, eles são os responsáveis por um processo de formação e transformação pela qualidade no ensino, fazendo toda a diferença.

Pensando dessa forma, a Professora Sandra Regina dos Santos Barbosa de Carvalho de Ciências da EMEF Marechal Cordeiro de Farias, na Barra do Ribeirão em Sete Barras, não desacreditou do potencial de seus alunos quando os inscreveu na ONC - Olimpíada Nacional de Ciências.

É a primeira vez que a escola participa da ONC, e mesmo diante de um conteúdo intenso e bastante exigente, a Professora junto da Coordenadora Pedagógica Alciléia Aparecida Barbosa, traçaram um plano de trabalho, com adequações e ações possíveis para a participação dos alunos. O resultado foi a aprovação dos alunos Gabriel Yuji Chikaoka de Oliveira, Hevellyn Aparecida de Sousa e Ludimila Kelly Muniz Bonfim, todos do 9º Ano, para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências.

Já na OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a escola já é veterana na participação e conquista de medalhas. No início do ano letivo, após a inscrição, os esforços da Professora e da Coordenadora

estiveram voltados para explorar o conteúdo com os alunos, assegurando os materiais necessários, buscando meios pedagógicos pela interação com o saber científico através do conteúdo de Astronomia e de Astronáutica, o que foi um grande desafio. E após a participação na prova, em nível nacional, também neste ano temos grandes conquistas na OBA.

Os alunos conseguiram medalhas em colocações importantes.

São eles: Amanda de Oliveira Costa (8º Ano), medalha de ouro, Ana Júlia Rodrigues Gomes (8º Ano), medalha de ouro, Caique Gabriel Souza Mota (9º Ano), medalha de ouro, Felipe Pessanha dos Santos (9º Ano), medalha de ouro, Gabriel dos Santos Teodoro (9º Ano), medalha de ouro, Gabriel Henrique Caetano Martins 9º Ano), medalha de ouro, Gabriel Yuji Chikaoka de Oliveira (9º Ano), medalha de prata, Isabel Alves Ramos (9º Ano), medalha de prata, e Paulo Henrique Rangel Gomez (9º Ano), medalha de prata.

Essas conquistas são importantes para a formação e aprendizagem dos alunos, mas contribuem também para mostrar que existem experiências de qualidade dentro da escola pública. Além disso, recentemente instituições como a USP passou a adotar as competições de conhecimento como uma modalidade de ingresso, com o objetivo de possibilitar o acesso de estudantes medalhistas, com a seleção feita de acordo com um sistema de pontuação que tem como base a medalha obtida pelo aluno na competição. Neste sentido, oportunizar a participação em competições nacionais reconhecidas, onde os alunos apresentem bons resultados, aumenta as chances do ingresso em instituições públicas de ensino superior. O investimento em práticas pedagógicas diversificadas exige dedicação, planejamento e um olhar dinâmico do Professor.

Neste contexto, destacamos as palavras da Professora Sandra Regina: “Como professora inscrevo meus alunos todos os anos na olimpíada, os mesmos sempre manifestaram interesse pela astronomia, o que facilitava o trabalho. Chegamos a receber medalhas de bronze e prata, e em 2014 um medalhista de ouro. Há uns 03 anos mudei metodologia de trabalho. Apesar de Astronomia ser um conteúdo pertinente a Disciplina de Ciências, as aulas não eram suficientes, dessa forma elaborei um plano de ação, onde duas condutas foram essenciais, ao invés de aplicar a prova para todos, a mesma foi ofertada apenas a aqueles que assumissem o compromisso de se dedicar a estudar dentro e fora da escola. E antes da prova, no início do ano, faço um simulado de duas provas anteriores com posterior correção comentada, deu muito certo.

Não existe trabalho realizado sozinho, desta forma é importante reconhecer a intensa dedicação e busca da Professora Sandra Regina, cuja conseqüência é uma chuva de bons resultados, muitas medalhas e a certeza de estar contribuindo para o futuro dos alunos.

Para o prefeito Dean Martins, os nossos Diretores, Professores, Funcionários, Colaboradores e Alunos são um grande orgulho para Sete Barras.

Parabéns a Professora Sandra Regina, aos Alunos da EMEF Marechal Cordeiro de Farias (Ensino Fundamental 8º e 9º Anos), a Coordenação Pedagógica e Equipe Gestora.

O trabalho desenvolvido na Barra do Ribeirão, na EMEF Marechal Cordeiro de Farias, é inspirador!
41 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: