Sexta, 24 de Maio de 2024

CIRCUITO SESC DE ARTES CHEGA A SETE BARRAS COM ATRAÇÕES GRATUITAS

Sete Barras recebe um dos roteiros do Circuito Sesc de Artes 2024 neste domingo (28/04), das 16h às 20h na Praça da Matriz com atrações gratuitas nas áreas de música, dança, circo, literatura, artes visuais e tecnologias. São espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências, abertas e com acesso livre para todos os públicos.

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades, mais de 420 artistas em cerca de 480 horas de programação.

Programação em Sete Barras.

Música: Com a orientação do grupo Rádio Sucata, que trabalha conceitos musicais, criativos e de sustentabilidade, os participantes da oficina Confecção de instrumentos musicais com recicláveis aprendem a fazer surpreendentes instrumentos musicais. Quem quiser, depois, pode reproduzir a atividade em casa, já que o material utilizado na prática é composto por objetos recicláveis de uso comum no dia a dia, como latas de biscoito e garrafas de refrigerante.

Entre uma atração e outra do Circuito quem comanda as pickups é o DJ Paulão, o Paulo Sakae Tahira, que há mais de trinta anos tem um trabalho reconhecido por ajudar na difusão da cultura afro-brasileira. Além de turnês no exterior, já se apresentou ao lado de artistas como Jorge Ben Jor, Elza Soares, Seu Jorge e Alceu Valença. O também radialista e curador, Paulão lançou uma compilação de samba rock e soul brasileiro por uma gravadora holandesa e realizou pesquisas discográficas para filmes e exposições.

Dança: Em cena, Adnã Ionara mostra uma coreografia baseada em simbologias afrodiaspóricas ligadas ao tempo e à memória. Além de Adnã, o palco é ocupado por músicos que interpretam, ao vivo, a trilha sonora. No solo, Cacunda dá nome a uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência. O espetáculo rendeu a Adnã Ionara – professora, intérprete, diretora de movimento e pesquisadora formada pela Unicamp – uma indicação ao prêmio APCA de Dança em 2023.

Circo: Na condução do espetáculo da Cia. Tempo, um divertido mestre de cerimônias apresenta seu número de palhaço bailarina e chama outros artistas ao picadeiro para mostrar exibições virtuosas de acrobacia, equilíbrio, malabarismo, mágica e dança. Cabaré Cyrklos acontece em formato de show de variedades, a encenação segue uma linha contemporânea para mostrar atrações tradicionais do circo.

Literatura: Para incentivar o público à leitura, nada melhor do que a ajuda de gente que lê e que gosta dos livros. Essa é a proposta do coletivo FestErê, formado por entusiastas das histórias e palavras, que apresenta à garotada narrativas com paisagens de muitos lugares, todas as curiosidades e crianças de múltiplas cores.

Artes visuais e Tecnologias : Cinco artistas das regiões do Vale do Paraíba e da Baixada Santista formam o Coletivo Catota, que promove intervenções urbanas para ressignificar espaços públicos e objetos do cotidiano. A oficina Dançantes animados ensina a criar personagens articulados com papel e a usar a técnica do stopmotion para animá-los com movimentos que formam dancinhas divertidas. No final, os dançantes imaginados pelos participantes se reúnem em uma única projeção.

Central de Relacionamento Itinerante: Em cada cidade também terá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.

Sobre o Sesc: O Sesc é uma instituição privada que promove o bem-estar social, o desenvolvimento cultural e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que trabalham nos setores do comércio de bens, serviços e turismo, e da comunidade em geral. Por ser mantido pelas empresas dessas áreas, o Sesc considera como público prioritário seus trabalhadores.

Serviço Circuito Sesc de Artes 2024.

Programação completa no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes
624 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: