Sexta, 2 de Dezembro de 2022

DIA DO ÍNDIO - 19 DE ABRIL

A Prefeitura parabeniza todos os Índios do Brasil em especial a ALDEIA INDÍGENA GUARANI PEGUAO-TY (etnia guarani M’Byá), localizada nas imediações da base Quilombo, interior do Parque Estadual Intervales (PEI), no município de Sete Barras

Atualmente na aldeia Peguao-Ty, vivem cerca de 20 famílias com 90 pessoas. Os indígenas vivem muito bem na atual aldeia, possuindo abundância de água e espaço para plantio. Mantendo viva sua cultura, tradições e história. Trazendo riquezas e acrescentando valores multiculturais ao município.

A escolha da data recorda a realização do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México. O objetivo deste congresso era reunir os líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos. Na ocasião, foi proposto que os países da América adotassem o dia 19 de abril como o Dia do índio. Afinal, antes da chegada dos primeiros europeus em terras americanas, todos os países que formam este continente eram amplamente povoados por grandes nações indígenas.

No Brasil, a data foi oficializada através do Decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, e tem como objetivo mostrar à população brasileira o quanto o povo indígena contribuiu para a sua formação. A nível internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU) também criou o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto) para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

Parabéns.
384 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: