Quarta, 17 de Abril de 2024

Fortalecimento de Programas foi tema central da I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Conferência em Sete Barras buscou discutir a melhoria da saúde pública com a participação de diversos setores da sociedade.

A Prefeitura de Sete Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na última sexta-feira (4), a 1ª. Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O encontro foi voltado principalmente ao Fortalecimento dos Programas e Ações de Vigilância em Saúde tendo como tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, apresentações culturais de teatro e música, com apresentação do Coral Municipal. Houve ainda, palestra e apresentação de um vídeo sobre a Vigilância em Saúde. Durante o evento foram eleitos os representantes municipais delegados para a Conferência Regional. O grupo também participou de oficina para discussão dos eixos temáticos.

Os grupos organizaram discussões dentro de oito eixos temáticos: o papel da Vigilância em Saúde na integralidade do cuidado individual e coletiva em toda a rede de atenção á saúde; o acesso e integração das práticas e processos de trabalho nas vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública.

O acesso e integração dos saberes e tecnologias das vigilâncias: epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública também foi discutido assim como, a responsabilidade do Estado e dos governos com Vigilância em Saúde em Saúde.

Foi discutida ainda a gestão de risco de estratégias para a identificação, planejamento, intervenção, regulação, ações intersetoriais, comunicação e monitoramento de riscos, doenças e agravos à população; monitoramento de vetores e de agentes causadores de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas.

A implementação de políticas intersetoriais para promoção de saúde e redução de doenças e agravos, inclusive as negligenciadas e a participação social no fortalecimento da Vigilância em Saúde foram pautas do encontro.