Quarta, 17 de Abril de 2024

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO: IBGE ABRE 14 VAGAS TEMPORÁRIAS PARA TRABALHAR NO CENSO 2021 EM SETE BARRAS

O IBGE publicou no dia 18 de fevereiro dois editais para contratação de pessoal temporário para atender os trabalhos de organização e coleta do Censo Demográfico 2021. Estão disponíveis mais de 2.200 vagas para atuar em todos os municípios do Vale do Ribeira e Baixada Santista.

Para atuar em Sete Barras, estão disponíveis 14 vagas temporárias, sendo 12 vagas para Recenseador e 2 vagas para o cargo de Agente Censitário (1 para Agente Censitário Municipal, e 1 para Agente Censitário Supervisor).

As inscrições para Recenseador serão realizadas de 23 de fevereiro a 19 de março, e as inscrições para Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário Municipal (ACM) começaram em 19 de fevereiro e vão até 15 de março. A função de Recenseador exige nível fundamental completo, e para ACM e ACS é necessário ter ensino médio concluído. A taxa de inscrição é de R$ 25,77 para Recenseador, e R$ 39,49 para ACM e ACS, podendo ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração prevista de três meses para a função de recenseador e de cinco meses para ACM e ACS, podendo ser renovados de acordo com as necessidades do IBGE e a disponibilidade orçamentária.

O processo seletivo é realizado pela banca organizadora CEBRASPE, e as inscrições para as vagas de Recenseador deverão ser realizadas pela página: www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_RECENSEADOR

Já as inscrições para as vagas de ACM e ACS devem ser realizadas em: www.cebraspe.org.br/concursos/IBGE_20_AGENTE. Os editais e o quadro de vagas completo estão disponíveis nas mesmas páginas de inscrições, no site da CEBRASPE.

Os recenseadores serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário e o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra). A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Um simulador em que os candidatos a recenseadores poderão estimar a remuneração a ser obtida estará disponível no site do Censo 2021 na internet: https://censo2021.ibge.gov.br/.../estimativa-de....

Para as vagas de nível médio, os mais bem colocados em cada município ocuparão a vaga de ACM, que será o responsável pela coordenação da coleta do Censo 2021 naquela cidade. Já o ACS supervisiona as equipes de recenseadores. As remunerações dessas duas funções são de R$ 2.100 para ACM e R$ 1.700 para ACS, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

Além do salário, ACM e ACS terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e conforme o estabelecido no edital.

As provas serão realizadas no dia 18 de abril para a função de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, e no dia 25 de abril para função de Recenseador. Essa diferença de datas permite ao candidato participar dos dois processos seletivos. O cronograma detalhado de ambos os processos seletivos está disponível nos editais.