Sexta, 29 de Março de 2024

PEÇA TEATRAL CONTRA A DENGUE É APRESENTADA AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária e o Setor de Controle de Endemias realizaram diversas apresentações nas Escolas Municipais com o espetáculo “Sete Barras Contra a Dengue”, onde os atores foram os próprios Agentes Sanitários.

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem o objetivo de forma didática e lúdica demonstrar ações de combate ao mosquito, como identificar possíveis locais de criadouros, sintomas no indivíduo e cuidados para a não proliferação.

“Os alunos da Maternal Mary de Souza, com idade entre 02 e 03 anos, surpreenderam a todos nós, enquanto os mais velhos gostaram do mosquito, eles por sua vez entenderam que o mosquito era o vilão da peça e tomaram a iniciativa de espantá-lo”, disse Dener Kozinski, Agente de Endemias.

Segundo Patrícia Dias, foi impressionante a participação dos alunos da EMEIF Carlos Rodrigues, todos demonstraram interesse, participaram ativamente do teatro e compreenderam a mensagem que, combater o mosquito e cuidar da cidade é a melhor maneira de evitar a doença. "Como Agente de Endemias fiquei muito feliz pelos resultados obtidos", finalizou.

“Na Escola Durval de Castro a reação dos alunos com idade entre 07 a 09 anos ao ouvirem o efeito sonoro no Aedes Aegypti foi incrível, cada detalhe segurava a atenção da criançada e de certa forma ajudava na assimilação de todo o conteúdo ensinado” frisou Willian Ribeiro, Agente de endemias.

A roteirista Layane Almeida que procurou trabalhar todos os detalhes da peça disse ter ficado admirada com a atenção por parte dos alunos e professores. “A participação e interação fizeram a diferença para promover um ambiente de ensino aprendizagem”, finalizou a Agente de Endemias.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Lineu Pinto, o ano de 2021 foi intenso devido à pandemia e muito produtivo, a Vigilância Sanitária e o Setor de Controle de Endemias assim como outros setores, desempenharam de forma brilhante todas as ações que lhe foram confiadas, ampliando os horizontes, fortalecendo a prevenção e a promoção da saúde em toda a extensão do território Municipal.