Sexta, 29 de Março de 2024

Prefeito Dean Martins oficializa reativação do ESF ONÇA PARDA.

Um grande passo na melhoria do atendimento aos moradores do Bairro Onça Parda foi concretizado pela Administração Municipal, a reativação do ESF Onça Parda (Estratégia Saúde da Família). Compromisso assumido com a população e entregue com muito trabalho e dedicação, cuidando do cidadão.

Este é o segundo ESF reativado, atualmente a Secretaria Municipal de Saúde atende também o Bairro Barra do Ribeirão, todos com Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiros, Clínico Geral, Técnicos de Enfermagem, Dentista, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e Motorista. Diariamente serão realizadas consultas de rotina, acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, coletas de Papanicolau (exame preventivo do câncer de colo de útero), pedidos de Mamografia, realização de Pré-natal, Puerpério e Puericultura (é o período pós-parto que abrange desde o dia do nascimento do bebê até a volta da menstruação da mulher, depois da gravidez que podem durar 45 dias, dependendo de como é feita da amamentação), Planejamento Familiar, procedimentos básicos de Odontologia, aplicação de vacinas, entre outros.

Os moradores vizinhos aos ESF´s também recebem atendimento, ampliando os resultados das ações da Saúde no munícipio.

Para o prefeito Dean Martins, a reativação dos ESF´s não somente é um compromisso cumprido, e sim, uma obrigação do gestor em proporcionar mais dignidade aos munícipes, levando o atendimento mais próximo à população.

“Estamos reativando os postos de atendimento a Saúde de onde nunca deveriam ter saído, fechar os ESF´s é prejudicar os moradores, tirando as possibilidades de diagnósticos preventivos, impossibilitando o direito de todos em ter um acesso mais digno a Saúde”, ressalta o prefeito.