Sexta, 19 de Abril de 2024

PREFEITURA REALIZA EVENTO CULTURAL NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Prefeitura de Sete Barras, por meio do DECTUL (Departamento de Cultura, Turismo e Lazer), realizou no ultimo domingo, 20 de novembro, na Praça Matriz o evento em alusão ao Dia da Consciência Negra. Um dia importante, repleto de cultura, danças afro, com manifestações dentro do contexto de resistência da Cultura Africana.

O evento contou com oficinas de Bonecas ABAYOMI, confeccionadas apenas com tecidos e nó e Turbantes com sua diversidade de cores e modelagem.

O público presente pode conhecer as histórias encantadoras e comoventes que trazem a ancestralidade africana das bonecas e os turbantes. Houve também a Exposição de desenhos do Deco da cidade de Miracatu e Amanda Nainá, que foram ilustrações de livros retratando a vida na Roça dos Quilombos, Roda de Capoeira, Dança do Maculelê, Canto de Oxum, movimentos das cores e a participação especial da Mãe Chica com lindo poema e canto, dentro da proposta do evento.

O DECTUL agradece a gestão do Prefeito Dean Martins que valoriza e incentiva as manifestações culturais, a Presidente do Fundo Social Jeane Fudalli, o Secretário de Governo Luiz Lunardi, a Secretaria do Social Tânia Pedroso e sua equipe super engajada, ao apoio incondicional do Sr. Deka Rodrigues e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Claudio Garrafão, em especial um agradecimento pela participação marcante de MI Chilena, contadora de história, autora, oficineira entre outras tantas habilidades artísticas que abrilhantou grandemente o evento.

O dia 20 de novembro é referente à data da morte do Zumbi dos Palmares, considerado um símbolo de luta e liberdade da escravidão da população preta. Zumbi morreu defendendo o seu povo em 1645. A data é uma reflexão da luta contra o racismo e valorização dos afro-brasileiros.