Sexta, 29 de Março de 2024

PREFEITURA REALIZA NEBULIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Sete Barras e a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica tem realizado inúmeras ações para combater o Aedes Aegypti (Dengue), durante a última semana de abril, a Equipe dos Agentes de Endemias já realizou a nebulização em 10 quarteirões no centro da cidade. Neste momento, há 09 casos positivos e foram registrados 16 suspeitos negativos.

Importante ressaltar que o inseticida é fornecido pelo CCD (Centro de Controle de Doenças), é seguro, não representa perigo à saúde da população e é uma das ações de combate ao mosquito. A população deve fazer sua parte e não deixar água parada. Para isso, cada munícipe deve olhar atentamente o quintal e eliminar possíveis criadouros.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica a população: No seu bairro estão ocorrendo vários casos de dengue e muitas pessoas estão com suspeita da doença? É preciso atenção e vigilância de cada um, lembrando que os mosquitos preferem ficar dentro das casas e precisam de recipientes com água parada para se reproduzir. Uma das medidas para evitar a doença é eliminar os mosquitos adultos usando inseticida. Este procedimento requer cuidado quanto à preparação da casa e proteção dos moradores, tais como:

Mantenham abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida.

Guarde em local fechado e/ou mantenha cobertos alimentos, água e utensílios de cozinha; Roupas limpas ou sujas, secas ou molhadas penduradas no varal; Bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários.

Retire e proteja roupas de cama, mesa e banho em uso. Retire do local ou mantenha cobertos automóveis, bicicletas, triciclos, carrinho de bebê, andador e outros. É recomendado que estes objetos sejam lavados, antes de sua utilização, devido a aplicação de inseticida.

Durante a aplicação do inseticida, os moradores devem permanecer na calçada acompanhados das crianças, recém-nascidos, idosos, bem como, animais quando houver. Só devem retornar ao imóvel, trinta minutos após o término da aplicação do inseticida.

Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto com as portas e janelas fechadas, e permanecer neste ambiente por 30 minutos após a aplicação. Deverão ser vedadas as frestas das portas e janelas.

O inseticida eliminará apenas os mosquitos adultos que estiverem em sua casa no momento da aplicação. No entanto os cuidados para evitar novos focos do mosquito devem ser mantidos pelo morador.

Elimine os mosquitos de sua casa, evite novos criadouros. Sem o mosquito Aedes não haverá mais Dengue.