Quinta, 28 de Março de 2024

RECOMENDAÇÕES SOBRE O CORONAVIRUS

A Prefeitura de Sete Barras por meio da Secretaria Municipal de Saúde anuncia informações e orientações sobre o CORONAVIRUS. Fique por dentro.

SINAIS E SINTOMAS.

Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais sintomas são:Febre; Tosse seca; Dificuldade para respirar; Insuficiência renal, em casos mais graves.

Se apresentar sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde.

TRATAMENTO

Assim que os sintomas surgirem, é importante procurar ajuda médica imediata para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. Juntamente com as orientações do especialista, algumas medidas simples podem ajudar, como:

Fazer repouso; Beber bastante água; Tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse; Usar umidificador de ar.

2 - Devo usar máscaras?

Apenas se estiver com os sintomas da doença, para evitar a transmissão do vírus, ou se mantiver contato com pessoas infectadas, como no caso dos profissionais de saúde. Quem não apresenta sintomas deve apenas adotar as medidas de prevenção.

3 - É possível estar com a doença mesmo sem apresentar sintomas?

Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

4 - Como diferenciar a COVID-19 do resfriado e da gripe?

Os sintomas da COVID-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

5 - A COVID-19 acomete apenas idosos?

Não. Qualquer pessoa pode ter a doença, mas o público mais vulnerável são idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

6 - Posso contrair o coronavírus pelo ar?

Não. O contágio se dá pelo contato com pessoas infectadas, por meio da saliva, tosse ou espirro. Por isso, deve-se ficar a mais de 2 metros de distância de um portador da doença.

7 - Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?

Não há evidência de que animais de estimação contraiam ou transmitam o coronavírus.

8 - Existe algum remédio que previne a COVID-19?

Não. A eficácia de antibióticos e vitaminas também não é comprovada nesse caso. A melhor maneira de prevenir a doença é adotar as medidas de proteção.

9 - Usar o álcool em gel é mais eficiente do que lavar as mãos como medida preventiva?

Não. A higienização das mãos com água e sabão por cerca de 40 segundos já é suficiente para previnir a contaminação pelo coronavírus. O uso de álcool em gel de 70% é uma forma alternativa de manter a higienização. Ele é importante para a limpeza de objetos e superfícies usadas com frequência que podem podem favorecer o contágio.

10 - Todas as pessoas devem fazer exame para saber se estão com a doença?

Não. Apenas quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar as unidades de saúde e, conforme solicitação médica, realizar o exame. Os testes devem ser feitos no mesmo local do atendimento.

11 - Voltei de uma viagem internacional, o que devo fazer?

Deve permanecer 7 dias em casa. Caso apresente sintomas, comunique ou procure o serviço de saúde.

12 - Como posso contribuir?

Ajude a divulgar as dicas de prevenção. Converse, curta, comente e compartilhe sobre o conteúdo desta rede social com seus colegas, amigos, vizinhos e familiares.
2526 acessos a esta notícia até o momento.

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: