Quinta, 28 de Março de 2024

SETE BARRAS REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Como parte das ações presentes na construção do Plano Municipal da Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação de Sete Barras, realizou nessa última sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021, no auditório da EMEI Vereador Abertino de Souza, a 1ª Conferência Municipal da Primeira Infância, em cumprimento à Lei Federal n.º 13.257 de 08 de março de 2016, de acordo com, o Artigo 4º - As políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança na Primeira Infância serão elaboradas e executadas de forma a garantir a participação da criança na formulação das políticas e das ações que lhe dizem respeito tem o objetivo de promover sua inclusão social como cidadã e dar-se-á de acordo com a especificidade de sua idade, devendo ser realizada por profissionais qualificados em processos de escuta adequados às diferentes formas de expressão infantil. Este evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação, Senhora Tania Maria Fudalli Florêncio, da Equipe Técnica da Secretaria da Educação, da Primeira Dama Senhora Jeany Maria Fudalli Martins, de Professores e Profissionais da Educação Infantil, dos Profissionais da Secretaria de Assistência Social e crianças da EMEI Vereador Abertino de Souza.

O Plano Municipal da Primeira Infância, documento em construção de forma intersetorial, conjuga esforços em rede dos diversos setores da gestão municipal, com ênfase nas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria da Assistência Social. Para a 1ª Conferência Municipal da Primeira Infância, a equipe da Secretaria Municipal de Educação organizou atividades lúdicas, com músicas, brincadeiras e atividades dirigidas com uma entrevista, onde as crianças responderam sobre como seria sua escola perfeita, quais mudanças elas acreditam ser necessárias, refletiram sobre como gostariam que fossem suas aulas, seus materiais escolares. Imaginaram também sua cidade ideal, os espaços que a cidade não tem e que eles gostariam que tivessem e que eles mudariam, tudo de forma dialogada e com estímulo ao protagonismo das crianças.

“A construção do Plano Municipal da Primeira Infância é uma ação conjunta, necessária, parte de um marco legalmente posto. Então, esse Plano precisa refletir nossas expectativas, nossas ações e intenções ao compreendermos que as nossas crianças precisam ser ouvidas, em suas amplas necessidades, para que elas cresçam sabendo da importância de sua participação na sociedade civil, para que suas formas de aprender sejam ampliadas e melhoradas, com qualidade para a Primeira Infância e também para que as políticas públicas sejam mais bem estruturadas. Foi o que esta Conferência se propôs a realizar e tudo foi muito bem preparado, muito bem pensado, feito com muito carinho, amor e cuidado, para nossas crianças, com o apoio do nosso Prefeito Municipal Dean Alves Martins”, ressaltou a Secretária Municipal de Educação, Senhora Tania Maria Fudalli Florêncio.

O objetivo da 1ª Conferência Municipal da Primeira Infância foi à promoção da inclusão social da criança, respeitando seu espaço na sociedade, considerando seus interesses, dando atenção as suas necessidades, incentivando o protagonismo infantil e a participação das crianças, de forma direta neste Plano Municipal da Primeira Infância, sendo este um evento histórico. As crianças foram as “grandes” protagonistas do evento, superando as expectativas, dando suas opiniões e colaborando com boas ideias e opiniões, recebendo no encerramento uma bandeirinha, símbolo do evento, com um mimo. Isso tudo ficará registrado no Plano Municipal da Primeira Infância.