Sábado, 20 de Abril de 2024

TRABALHO DE NEBULIZAÇÃO AO COMBATE A DENGUE PROSSEGUE EM SETE BARRAS

O Coronavírus é a grande preocupação do momento, mas a Prefeitura de Sete Barras por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária mantém o foco em outra importante ação de saúde na cidade: a prevenção e o combate à Dengue.

Os trabalhos consistem na nebulização (com inseticida especial - malathion), visitas técnicas nas residências ou em áreas mapeadas onde são identificados os possíveis criadouros do mosquito.

Os profissionais da saúde orientam os moradores sobre ações de prevenção e combate aos criadouros do Aedes, as residências sem criadouros recebem um selo de identificação em obediência aos padrões de cuidados relativos à prevenção.

A população precisa cooperar no controle para eliminar possíveis criadouros, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Outros cuidados, usar roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia (quando os mosquitos são mais ativos) elas proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.