Domingo, 14 de Abril de 2024

VICE-PREFEITO JORGE KIYOHARU PARTICIPA DO PROGRAMA JUÇARA

Na manhã desta segunda-feira, 18, o Vice-Prefeito Jorge Kiyoharu Endo participou da terceira ação do lançamento de sementes de Juçara no Parque Estadual Carlos Botelho, o Helicóptero do Governo do Estado lançou 02 toneladas de sementes da Palmeira em área próxima ao Bairro Nazaré, utilizando o campo de futebol do bairro como local para pouso e decolagem. As sementes foram adquiridas pela Fundação Florestal de produtores agroflorestais dos Bairros do entorno das Unidades de Conservação. Estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Cláudio Garrafão juntamente com Nathália Zandomenegui, representante do Parque Estadual Carlos Botelho e equipe.

O Programa Juçara constitui na iniciativa pioneira da Fundação Florestal em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (por meio do Programa Vale do Futuro), Itesp, Ibama, universidades, prefeituras e entidades representativas da sociedade civil, oferecendo uma alternativa de trabalho e de renda a pequenos agricultores e comunidades tradicionais nas regiões onde se insere.

Em 2021, foram repovoados 360 hectares em Unidades de Conservação, sendo cinco no Vale do Ribeira e outras cinco em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar, em dezembro de 2022, foram repovoados 236 hectares, sendo quatro no Vale do Ribeira e três em núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Além da questão ambiental, o programa procura modificar a cultura extrativista da palmeira-juçara ao desestimular o corte da árvore para a extração do palmito, oferecendo a opção de obter seu sustento por meio do cultivo e da venda da polpa de semente para o reflorestamento. A preservação da palmeira está diretamente ligada à manutenção da biodiversidade local, sua semente e fruto servem de alimento para mais de 68 espécies, entre aves e mamíferos. Os tucanos, jacutingas, jacus, sabiás e arapongas são os principais responsáveis pela dispersão das sementes, enquanto cotias, antas, catetos e esquilos, dentre outros, se beneficiam das sementes e frutos.
737 acessos a esta notícia até o momento.
Não disponível!

Deixe um Comentário

Tamanho da fonte: Imprimir: