Prefeitura inicia emissão da Carteirinha da Pessoa com Fibromialgia

A Prefeitura de Sete Barras, por meio da Secretaria
Municipal de Saúde, iniciou oficialmente a emissão da Carteira de Identificação
da Pessoa com Fibromialgia (CIPF), conforme prevê a Lei n.º 2116/2023 e o Decreto
nº 1.492/2025. A medida assegura às pessoas diagnosticadas com a síndrome o direito
ao atendimento prioritário em diversos setores do serviço público e privado.
A posse da CIPF garante à pessoa com fibromialgia o direito
à prioridade de atendimento em órgãos públicos, estabelecimentos bancários,
instituições financeiras, empresas concessionárias de serviços públicos,
unidades de saúde e demais locais que prestem serviços ao público, em todo o
território municipal.
A carteirinha é um importante instrumento de inclusão, que
reconhece as limitações impostas pela fibromialgia ? uma síndrome que provoca
dores crônicas generalizadas, fadiga, distúrbios do sono, entre outros sintomas
que afetam a rotina e a qualidade de vida dos pacientes.
Para obter a CIPF, os interessados devem comparecer à
Secretaria Municipal de Saúde portando laudo médico com diagnóstico de
fibromialgia, documento com foto, CPF e comprovante de residência. A emissão da
carteirinha é gratuita e faz parte das ações da gestão municipal para promover
mais equidade, acolhimento e dignidade às pessoas que enfrentam condições
crônicas de saúde.
O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Rocha, destacou a
relevância dessa iniciativa."É uma forma de dar visibilidade a uma
condição que nem sempre é compreendida pela sociedade. A carteirinha ajuda não
só na identificação, mas no respeito aos direitos dessas pessoas, que enfrentam
limitações reais no dia a dia. A Prefeitura está comprometida em garantir esse
reconhecimento", afirmou.