Terça, 16 de Abril de 2024

PREFEITO DEAN MARTINS PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO LUPULAL ARTESANAL ACOLINA

No último domingo, dia 26 de junho, foi inaugurado o Lupulal Artesanal Acolina no município de Sete Barras, o Prefeito Dean Martins, a Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Jeany Fudalli e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável Cláudio Garrafão, prestigiaram o evento.

O cultivo faz parte de um projeto turístico de vivência cervejeira, onde o turista poderá participar de cursos, degustações de cervejas, harmonizações da bebida com a culinária local e até mesmo colher o lúpulo para usar em suas cervejas caseiras. O Lupulal conta 18 variedades cultivadas com técnicas agroecológicas. O campo de lúpulo ocupa 800 metros quadrados e está situado no Sítio Colina das Goiabeiras, às margens da rodovia SP139.

O lúpulo é uma liana, ou seja, um tipo de trepadeira com lenho, e precisa de uma estrutura de seis metros de altura para escalar e obter toda sua produtividade. Como se trata de uma planta de países temperados, aqui no Brasil são utilizadas lâmpadas para aumentar o período de luz do dia e, assim, induzir seu crescimento máximo. As flores das plantas femininas do lúpulo são usadas na produção das cervejas. O lúpulo protege a bebida contra contaminações e confere o amargor para a bebida. Juntamente com a água e o malte, o lúpulo é um dos ingredientes obrigatórios em todas as cervejas. Seu cultivo no Brasil começou em 2016 e está dando muito certo, mas é um cultivo muito complexo e com exigência de muitos cuidados.