Quinta, 28 de Março de 2024

PREFEITO DEAN MARTINS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO LIVRO “VALE DO FUTURO”

Iniciativa foi lançada há dois anos com objetivo de promover a transformação econômica e social da região do Vale do Ribeira.

O prefeito Dean Martins participou juntamente com diversos prefeitos do Vale, do lançamento do livro “Vale do Futuro”, com a presença do Governador João Doria, na segunda-feira, 13 de setembro. A obra registra os dois anos do programa e sua aplicação na região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do estado. Com ações de curto, médio e longo prazo, o programa já resultou em uma série de medidas transformadoras para o desenvolvimento social e econômico da região, com impactos diretos na vida dos 366 mil habitantes dos 22 municípios da região.

“Este livro reproduz aquilo que nestes dois anos do Vale do Futuro foi desenvolvido e foi feito, não apenas a promessa, mas a realidade. Nós conseguimos fazer do Vale do Ribeira o Vale do presente e, principalmente, o Vale do futuro. Nós disponibilizamos mais 39 escolas de tempo integral, uma nova Fatec e o programa Prospera, oferecendo perspectiva aos mais jovens”, afirmou Doria.

O programa Vale do Futuro é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com ações integradas de diversas pastas do Governo. Os principais objetivos são alavancar a atividade econômica nos municípios da região, eliminar gargalos sociais de curto prazo, fomentar projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, realizar obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região. O programa nasceu em 17 de outubro de 2019, Dia Mundial de Erradicação da Pobreza.

“Quando assumimos o Governo, em 2019, lançamos o Vale do Futuro, o maior programa para desenvolvimento social e redução da pobreza já realizado no estado de São Paulo. Com apenas dois anos do lançamento do projeto, são substanciais os investimentos do Estado no Vale do Ribeira e os resultados já começam a aparecer”, destacou o Vice-Governador, Rodrigo Garcia.

O livro “Vale do Futuro” foi elaborado pela SDR, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que também patrocina a produção de 200 exemplares físicos. Essa primeira edição será entregue sem custo a prefeitos, secretários de Estado e demais autoridades, além de pesquisadores e técnicos que tenham envolvimento com o Vale do Futuro. A partir desta terça-feira, 14 de dezembro, um e-book com versões em português e inglês estarão disponíveis para livre acesso no site do programa (www.valedofuturo.sp.gov.br

) ou pelo link https://issuu.com/valedofuturo/docs/livro_vale_do_futuro

.

A publicação traz um balanço das principais obras e programas realizados pelo Governo de SP no Vale do Ribeira, somando cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. Nos quatro eixos do programa foram investidos R$ 275 milhões em infraestrutura e sustentabilidade, R$ 130 milhões em emprego e renda, R$ 353 milhões em qualidade de vida e R$ 262 milhões para melhoria na gestão e governança da região.

“Estou muito feliz em ver que o programa Vale do Futuro já mudou a vida das pessoas no Ribeira. Hoje já são mais de R$ 1 bilhão em investimentos. Nossa meta é melhorar ainda mais a vida dos cidadãos, alavancando o IDH da região e transformando o Vale do Ribeira em uma grande potência turística estadual”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

No livro estão expostos os dados que valorizam as riquezas, potencialidades e vocações do Vale do Ribeira, assim como as perspectivas de transformação da região para 2030. São quatro os capítulos da obra: “O Vale que queremos”, “Oportunidades e riquezas do Vale do Ribeira”, “Entregas e resultados do Vale do Futuro” e “O desenvolvimento continua: um olhar para o futuro”.

A obra também conta com prefácios assinados pelo Governador João Doria, pelos secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, além do coordenador-geral do Vale do Futuro, Marco Aurélio Gomes, e do coordenador-regional da iniciativa, Ezigomar Pessoa.

Segundo Dean, a ação resultado do Programa Vale do Futuro vai proporcionar uma melhor dinâmica ao turismo regional além de, mostrar as inúmeras riquezas do Vale do Ribeira, berço de uma beleza única ainda pouco conhecida.