Sexta, 19 de Abril de 2024

Sete Barras abre serviço de ouvidoria de saúde municipal

Desde a última sexta-feira (21), a Prefeitura de Sete Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta com um serviço de Ouvidoria que tem como missão viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no sistema público municipal de saúde. Em Sete Barras, o usuário poderá usar o número 136 ou ligar pelo telefone: (13) 3872-5510.

O usuário que considerar seus direitos de saúde desrespeitados também poderão buscar este importante instrumento de reivindicação do usuário da saúde pública pessoalmente na Secretaria de Saúde e falar diretamente com a Secretaria de Saúde, Lúcia Maria de Lima Maia. “Todos os casos são verificados e encaminhados para uma solução”, frisou. Os casos que fogem da alçada da Secretaria Municipal são encaminhados para a Saúde Estadual ou mesmo para o Ministério da Saúde na esfera federal.

Muito mais do que um instrumento de transparência, o início dos trabalhos do serviço de ouvidoria municipal atende de uma exigência na legislação garantindo um importante instrumento de transparência no equipamento de gestão. “Tudo que é encaminhado pelo Município é enviado ao estado por meio de relatórios mensais onde são encaminhadas as demandas populares. “ O objetivo é melhorar ainda mais o serviço de saúde, enfatiza Lúcia Maia.

Ouvidorias são unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Único de Saúde, no âmbito dos governos federal, estadual e municipal, cuja missão é viabilizar os direitos do cidadão de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do SUS.