Quinta, 28 de Março de 2024

Sete Barras conta com Mercado Justo e Solidário

A Inauguração do Mercado Justo e Solidário aconteceu nesta quinta-feira (11) pela manhã com a presença do prefeito de Sete Barras, Dean Martins e o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Garrafão e está localizado na Rua Antônio Theodoro de Souza, 501, Jd. Magário. Trata-se de uma iniciativa da Coopafasb - Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras, e conta com apoio da administração municipal,

Na oportunidade, o prefeito e o secretário visitaram também a Unidade de Distribuição da Agricultura Familiar, que beneficia os produtos da agricultura familiar, como o palmito pupunha, juçara, maracujá e maná-cobio. A iniciativa visa beneficiar o pequeno produtor e consequentemente, o consumidor que ganha em qualidade e preço. No novo local de compras podem ser encontrados produtos orgânicos e convencional.

A COOPAFASB atua como central de negócios de uma rede municipal, composta por 113 cooperados, implementando uma política de comercialização com base na economia solidária, que é o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.